SEMUDE promove Curso de Coleta de Solo para Análise Química em Laboratório
Comunicações


SEMUDE promove Curso de Coleta de Solo para Análise Química em Laboratório


O Curso de Coleta de Solo para Análise Química em Laboratório realizado no dia 20 de julho/quinta-feira/2017 na EMEF Santo Antonio do Praialta localizada no Projeto de Assentamento Jacaré foi um sucesso.


Categoria: Notícias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Publicado em: 26/07/2017

PROMOVIDO pela SEMUDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e contou com o APOIO INSTITUCIONAL da EMATER Escritório Local Nova Ipixuna e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Nova Ipixuna e teve a presença de 30 Agricultores Familiares; 2 (dois) Secretários Municipais – SEMUDE com 3 (três) Técnicos e SEMMAT com 3 (três) Técnicos; 1 (um) Técnico da EMATER Escritório Local de Nova Ipixuna.
 
Os Facilitadores do Curso foram o Engenheiro Agrônomo, Jefferson Barata, na Parte Teórica e o Zootecnista, Gilberto Leite, na Parta Prática que foram auxiliados pelos demais Técnicos das Instituições presentes.
 
O Agente Mobilizador local para realização do CURSO foi o Senhor Afonso Pinto de Oliveira Neto que faz parte do GRUPO DE PRODUÇÃO AGRICULTURA SEMI-MECANIZADA DO PA JACARÉ.
 
A Organização do espaço para realização do CURSO contou com a colaboração da Direção e Coordenação Pedagógica da EMEF Santo Antonio do Praialta.
 
Segundo avaliação dos participantes o CURSO conseguiu atingir seus objetivos que foi, principalmente, os cuidados na coleta de solo pelos próprios Agricultores Familiares.
 
Ficou acordado entre os participantes que as amostras dos solos terão que ser entregues no Estabelecimento Familiar (casa) do Senhor Afonso Neto, na segunda-feira, que o Técnico da SEMUDE irá buscá-las para posteriormente serem enviadas pelos Correios ao Laboratório de Análise de Solos da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luis de Queiros. Tanto o pagamento Laboratorial quanto dos Correios serão custeados pelos próprios Agricultores Familiares. A SEMUDE ficará responsável pela embalagem das amostras, seguindo o padrão da ESALQ, e o pagamento dos serviços serão efetivados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que ficará responsável pela postagem nos Correios de Nova Ipixuna.
 
Após a entrega dos resultados das Amostras de Solos, será realizado outro CURSO para a recomendação de CALAGEM e ADUBAÇÃO, a ser definido pelo GRUPO DE PRODUÇÃO AGRICULTURA SEMI-MECANIZADA DO PA JACARÉ e a SEMUDE.
 
Um dado a ser registrado foi a participação de um Agricultor Familiar do PA Agroextrativista do Núcleo da Cupu que viu a divulgação do CURSO do Site da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna.